Fimose

Na fimose, o prepúcio não consegue ser retraído (puxado para trás) sobre a cabeça do pênis (glande) porque a abertura na sua extremidade é muita estreita.

A fimose pode causar dificuldades para a higiene da cabeça do pênis, e podem surgir infecções por baixo do prepúcio (Balanites) além de poder interferir na fluxo normal de urina.

Ao nascimento o prepúcio está fundido à glande não sendo possível retirá-lo (fimose congênita ou fisiológica) com o passar do tempo começa a haver produção de uma secreção esbranquiçada (esmegma) entre o prepúcio e a glande e a partir daí inicia-se a separação do prepúcio da glande.

A maioria das crianças apresenta a completa exposição da glande 90% aos 3 anos e quase todas na adolescência.

Sintomas

A incapacidade de puxar para trás o prepúcio pode ser o único sintoma da fimose, mas este pode ser acompanhado de:

• Fluxo urinário fraco

• Enchimento gradual do prepúcio ao urinar

• Infecções do prepúcio e glande (Balalinites)

• Ereção dolorosa

A retração manual do prepúcio normalmente indicado por pediatras deve ser desencorajada, já que pode causar novas cicatrizes e aderências que podem dificultar o tratamento cirúrgico posterior.

O tratamento cirúrgico deve ser realizado normalmente após a retirada das fraldas, já que aproximadamente 90% das crianças já tiveram restrição natural até essa idade.

O tratamento inicial pode ser clínico por meio do uso tópico de creme com corticoides (betametasona 0,1%) ou (hialuronidase + betametasona) durante até 6 semanas.

O tratamento cirúrgico: Circuncisão ou postectomia.

Consiste da retirada do prepúcio que cobre a glande (retirada do excesso de pele para facilitar a higiene do pênis).

Acredita-se que a circuncisão seja importante para prevenir o câncer de pênis, as infecções urinárias, as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV) e também a diminuição do risco de Balanites.