Hiperplasia Prostática Benigna

É definida como o crescimento glandular prostático que ocorre na maioria dos homens a partir dos 50 anos de idade, sendo prevalente em mais de 50% após os 60 anos.

A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina passa ao ser eliminada da bexiga) vide esquema abaixo.

A função da próstata é produzir uma porção de esperma (Líquido expelido durante a ejaculação).

Como a próstata envolve a uretra, um aumento benigno do volume prostático dificulta a passagem da urina, comprometendo a qualidade de vida do homem.

2

Os meninos já nascem com a próstata, porém ela é bem pequena. Na adolescência a produção aumentada de hormônios masculinos pelo testículo (testosterona) induzem ao aparecimento dos caracteres sexuais: engrossamento da voz, barba, pelos pubianos, desejo e interesse sexual (masturbação) e aumento do volume prostático (15-20 gramas).

Mas é a partir dos 50 anos que, em alguns homens, a próstata passa a crescer em maior velocidade e, portanto proporciona sintomas (geralmente dificuldade miccional).

Sinais e Sintomas

• Obstrutivos

Jato miccional fraco (urina com jato fraco) e fino

Jato interrompido

Gotejamento termina

Esvaziamento vesical incompleto

Ato miccional prolongado

Retenção urinaria aguda recorrente

• Irritativos

Urgência para urinar

Ardor ou desconforto para urinar (disúria)

Aumento da frequência miccional

Urinar várias vezes à noite (noctúria)

Incontinência urinária (perda de urina)

A presença dos sinais e sintomas mencionados acima vão levar o paciente ao médico (urologista).

O urologista através de questionário direcionado para a patologia e o exame físico detalhado (onde faz parte deste o toque retal – avaliação digital através do ânus);  solicitará se necessário exames complementares: urina Tipo I, urocultura, creatinina, ureia, ultrassonografia do trato urinário superior e inferior, rins, bexiga, próstata e dosagem do antígeno prostático especifico (PSA), visando a possível detecção precoce do câncer da próstata.

É baseado na severidade dos sintomas

Sintomas Leves

• Observação Vigilante
  • Orientações Comportamentais e Dietéticas

Sintomas Moderados (medicamentos)

1. Impedem o crescimento da próstata (finasterida, dutasterida).
  2. Relaxam a próstata abrindo a luz da uretra (drogas alfa-bloqueadoras: doxazosina, tansulosina etc).
  3. Associação de ambos acima (Item 1+ Item 2)

Observação: esses medicamentos podem proporcionar efeitos adversos e por esse motivo devem ser prescritos de maneira individualizada levando em conta as co-morbidades dos pacientes.

Sintomas Severos

Nos pacientes em que os tratamentos anteriores não proporcionarem efeitos satisfatórios ou nos casos com sintomas severos a opção é o tratamento cirúrgico.

Convencionais

• Próstata até 20 gramas obstruída (incisão transuretral da próstata) (ITUP).
  • Próstata de 20-80 gramas (ressecção transuretral da próstata)(RTUP).
  • Próstata maiores que 80 gramas: prostatectomia aberta (com incisão abdominal ou perineal).

Cirurgias minimamente invasivas

• Dispositivos intra-uretrais: UROLUME
  • TUNA (Transurethral needle ablation)
  • Eletrovaporização da próstata (bipolar-plasma botton)