Urodinâmica

A urodinâmica é o método diagnóstico que mostra de forma objetiva a função do trato urinário inferior (bexiga, uretra), ou seja, este exame permite avaliar o comportamento da bexiga nas fases de enchimento, armazenamento e esvaziamento (miccção) tanto em homens como em mulheres.

Este exame ajuda a esclarecer distúrbios da fase de armazenamento e ou esvaziamento da bexiga que podem provocar sintomas importantes: incontinência urinária (perda involuntária de urina), dor e ardor ao urinar (disúria), jato urinário fraco, retenção urinária (impossibilidade de esvaziar a bexiga), aumento da frequência das micções etc.

O exame é realizado em regime ambulatorial (em consultório médico), não exigindo nenhum preparo específico.

Habitualmente realizado pelo médico com auxilio de uma enfermeira.

É indicado rotineiramente em algumas circunstâncias:

• A) incontinência urinária na mulher

• B) incontinência urinária no homem

• C) Aumento do volume prostático

• D) Doenças neurológicas (AVC-derrame; doenças de Parkinson, esclerose múltipla, trauma raquimedulares, neuropatia diabética, doenças neurológicas congênitas – meningomielocele, disrafia medular, etc)

• E) Prolapsos genitais (bexiga caída)

• F) Cistites de Repetição

• Em pacientes submetidos a radioterapia ou cirurgias pélvicas.

Durante o exame, realiza-se o enchimento da bexiga com soro fisiológico através de um fino cateter (sonda) que introduzido na bexiga. São avaliados alguns dados como:

• a. Volume tolerado de soro na bexiga.

• b. Pressão dentro da bexiga

• c. Sensibilidade do paciente

• d. Contrações da musculatura da bexiga

• e. Força dos músculos ureterais que retorna a urina (esfíncters)

• f. Esvaziamento da bexiga ao urinar (completo ou incompleto)

O exame apresenta algumas fases:

1- Urofluxometria: estuda-se o fluxo de urina durante a micção (características como: tempo, força, constância, etc.) e se existe resíduo de urina após o término do fluxo urinário.

2- Cistometria: consiste no enchimento da bexiga através de uma sonda fina com soro fisiológico. São avaliadas os seguintes parâmetros: capacidade de armazenamento da bexiga, contrações prematuras da musculatura da bexiga, pressão dentro da bexiga, sensibilidade etc.

Podemos realizar manobras provocativas que podem avaliar a presença das perdas urinárias nesta fase.

3- Estudo fluxo-pressão: avaliar o momento em que haverá o esvaziamento da bexiga. Avalia-se a qualidade do jato urinário a força da musculatura da bexiga, esforço abdominal durante a micção etc. É muito importante para avaliação de obstrução urinária (aumento da próstata, estreitamento da uretra etc.).

4- Perfil uretral: avalia as características da uretra e dos músculos responsáveis por reter a urina (esfíncteres).

5- Eletromiografia: Avalia a integridade e a coordenação entre os músculos da bexiga e da uretra. Importante para pacientes com doenças neurológicas.

Pelo que foi mencionado acima concluímos que:

Exame de urodinâmica é de fundamental importância para elucidação diagnóstica de grande número de patologias urológicas, principalmente quando se pretende realizar qualquer tratamento cirúrgico.