Prostatites

Prostatite com formação de abscesso prostático

1. Incidência

Acomete indivíduos adultos, sendo mais comum dos 20 aos 50 anos de idade. Existe uma estimativa de que 50% dos homens desenvolverão sintomas de prostatite em algum momento da sua vida.

2. Sintomas

Ocorrem sintomas urinários irritativos, como ardência, vontade constante de urinar e sensação contínua de bexiga cheia. Pode haver também dor sobre a bexiga, na região genital e próximo ao ânus. A febre quando o quadro é agudo é alta e o paciente apresenta-se em geral desidratado e toxemiado. A dificuldade em urinar pode levar a uma obstrução total, o que gera a necessidade de sondagem da bexiga. Pode ocorrer hemospermia, que é a presença de sangue no esperma ejaculado.

2.1. Diagnóstico: através de exame clínico e de exames complementares da urina (Urina I e Urocultura). A prostatite leva a uma elevação no níveis de PSA do sangue podendo se suspeitar erroneamente da presença de câncer de próstata. NÃO EXISTE QUALQUER ASSOCIAÇÃO ENTRE PROSTATITE E CÂNCER DA PRÓSTATA.

3. Tratamento

É clínico, usando-se antibióticos específicos, antitérmicos e analgésicos. Esporadicamente, nos casos mais graves, pode ser necessária a drenagem cirúrgica, quando há formação de abscesso prostático, o que é muito raro. O tratamento deve ser prolongado (antibióticos por 3 a 4 semanas). Deve-se recomendar para não andar a cavalo, de bicicleta ou de moto, evitando alimentos ácidos e estimulando a drenagem das vesiculas seminais e da próstata através da freqüente ejaculação (relação sexual ou masturbação). Os banhos de imersão quentes, assim como a sauna esta recomendada. Deve-se notificar o paciente que poderá apresentar no futuro nova prostatite.