Seja Bem Vindo a Clinica Urológica de Jaú

(14)3601-8900
urologia.jau@netsite.com.br
Rua Luiz Paiva, 100, Jaú - SP

História

 

1. A História do Hospital Amaral Carvalho (HAC)

O Dr. Carvalho, após concluir seus estudos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, seguiu para a Alemanha a fim de especializar-se. Retornando no início do século passado, 1900, construiu o núcleo centro do que viria a se tornar a Maternidade de Jaú. Em 1916, com grande visão e pioneirismo, transformou a Maternidade em Fundação Privada, uma das primeiras do País. Na verdade, com o passar dos anos, a instituição funcionou como hospital geral até que, em 1965, o Dr. Edwin Montenegro, filho do saudoso Prof. Benedito Montenegro e sobrinho neto do Dr. Amaral Carvalho, transferiu-se da Capital para Jaú, assumindo a direção da instituição. Passados 4 anos, em 1972 instalou a primeira bomba de cobalto e iniciou com grande pioneirismo a transformação da então Maternidade em primeiro centro Oncológico do Interior do Estado de São Paulo. Assim começou a convidar jovens médicos para assumir os novos departamentos, iniciando com Cabeça e Pescoço, Gastroenterologia, Ginecologia, Oncologia Clínica, Urologia, etc. Atualmente a instituição conta com 280 leitos, recebe pacientes de 350 municípios paulistas e 160 de outros Estados. Realiza 12.000 cirurgias/ano tendo sido já realizados centenas transplantes de medula óssea. Em 1975 o Dr. Renato Prado Costa, quando fazia o primeiro ano de Residência em Urologia no Servidor Público de São Paulo – Francisco Morato de Oliveira, durante as suas minhas férias, foi convidado a assumir o serviço de Urologia. 

 

 

Assim, em fevereiro de 1976, tendo feito um ano de Cirurgia Geral e um de Urologia, mudou-se para Jaú, e durante os dois primeiros anos praticamente auxiliou o Dr. Montenegro em suas cirurgias diárias, participando de gastrectomias, cirurgias de substituição de esôfago, amputações de reto, etc., o que no futuro demonstrou ser de enorme valia na execução das derivações urinárias e utilização de intestino em cirurgias urológicas. Passados dois anos, já conhecendo bem a realidade de Jaú, seguiu para Espanha, Barcelona, Fundação Puigvert, onde pode aprender os princípios da cirurgia endoscópica e oncológica, na época incipientes nos serviços brasileiros. Em 1989 convidou o Dr. Carlos Hermann Schaal para ser meu primeiro parceiro de trabalho, tendo assumido o setor de Impotência; passados 5 anos, o Dr. Fernando César Sala para ser o responsável pela Urodinâmica e Uropediatria e, finalmente em 1998, o Dr. André Pereira Vanni para chefiar o setor de Ultrasonografia Urológica.
No período de 1996 a 1999, todos saíam em rodízio por 3 a 4 meses por ano para estagiar em instituições europeias ou americanas, o que contribuiu grandemente para o amadurecimento de nossa equipe. Hoje realizamos média de 350 litotripsias/mês, tendo sido no ano de 2001 o serviço de maior volume no Estado de São Paulo. Para se ter uma idéia, ano de 2011 foram realizadas 512 RTUs de próstata, 178 RTUs de Bexiga, 245 Prostatectomias Radicais Perineais, 56 Cistectomias Radicais, mais de 200 Ureterorrenoscopias e 80 Percutâneas, etc. Temos realizados rotineiramente intercâmbio de colegas de outras instituições e após um trabalho árduo, em 2002 credenciamos nossa residência junto ao Ministério da Educação e Cultura, estando em fase final a aprovação de nosso credenciamento junto à Sociedade Brasileira de Urologia.

 

 

2. Instalações Hospitalares e da Clínica

O Departamento de Urologia conta com enfermaria própria, com 25 leitos para atendimento de pacientes SUS além de ala de apartamentos para atendimento de pacientes conveniados e particulares. Quatro consultórios com sala médica, sala de exame e banheiro. Sala de espera com capacidade para 60 pessoas, com TV, e lanchonete própria. Em anexo, ou seja, em frente aos consultórios, a poucos metros, portanto da sala para realização de cistoscopias e pequenos procedimentos. Em anexo há sala de litotripsia com sala para o operador e para a secretária. No centro cirúrgico temos duas salas exclusivas da urologia com radioscopia móvel e equipamento completo de endourologia e videolaparoscopia.

Na clínica privada contamos com vários consultórios, sala para realização de vídeo cistoscopia, rígida e flexível além de ultra som e sala para pequenas cirurgias.

 

 

3. Equipamentos

Contamos com todos equipamentos para procedimentos endourológicos (ressectoscópios, uretrótomos, cistoscópios adulto e infantil, rígidos e flexíveis, ureteroscópios rígidos e flexíveis, equipamento de cirurgia percutânea com todos tipos de cateteres e sondas extratoras. Todos os equipamentos são de última geração das marcas Storz ou Olympus. Contamos também com ressectores monopolar e bipolar, além do Green Light Laser.

 

 

4. Parcerias com Universidades

Em 1991 o Departamento de Urologia da Unesp de Botucatu iniciou para os residentes de primeiro ano de Urologia estágio no HAC por 10 meses, cada um de seus dois residentes passava alternadamente mês sim mês não em Jaú participando de todas as atividades do departamento. Pelo excelente intercâmbio que passou a existir, tais estágios foram se repetindo e o estagio que era uma parceria entre dois departamentos passou a ser um intercâmbio oficial entre a Fundação Amaral Carvalho e a Diretoria da Faculdade de Medicina de Botucatu. Foram 9 anos de intercâmbio, portanto 18 colegas participaram deste programa. No ano 2000 devido à grande expansão de nossas atividades decidimos instituir nossa própria residência que foi oficialmente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura através de seu Conselho de Residência Médica) e em seguida pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) tendo se iniciado em 2003. Assim não existia mais espaço para os estágios dos colegas de Botucatu tendo sido encerrado este intercâmbio em 2002. 

Como todo o serviço tem suas peculiaridades e deficiências, firmamos convênios com a USP (Prof. Miguel Srougi) oferecendo aos nossos residentes no terceiro ano de urologia (portanto, quinto ano de residência) estagio oficial de dois meses em Uropediatria e Reprodução e com a Unifiesp – Instituto do Rim (Prof. Valdemar Ortiz) estádio de dois meses em Transplante Renal, complementando a formação de nossos residentes nos melhores serviço do Brasil.

 

 

5. Rotinas de Trabalho do Departamento

Diariamente realizamos no período da manhã de segunda a sexta-feira, portanto todos os dias, média de 10 cirurgias sob anestesia. Na sala de procedimentos ambulatoriais, também durante a manhã, são realizadas cistoscopias, aplicações de medicações intravesicais, dilatações uretrais, biopsias de próstata, etc. com média de 25 procedimentos. 

O ambulatório de urologia funciona das 7:00 às 13:00 horas dando atendimento a todos encaminhamentos, assim como, aos casos de litíase urinária. A máquina de Litotripsia que fica junto aos consultórios, trata em média de 2500 pacientes/ano, operando ininterruptamente das 7:00 às 18:00 horas.. 

Todas as manhãs após o termino das duas primeiras cirurgias geralmente em torno das 8:00 horas passamos visita em nossos pacientes. Participam sempre os médicos do staff, os residentes, enfermagem, nutricionista, assistente social e psicóloga padrão. Cada caso é apresentado pelo seu respectivo médico sendo discutido e tomadas as decisões. Cabe lembrar mais uma vez que possuímos rotinas e protocolos que são rigidamente seguidos o que facilita enormemente nossas atividades, sem perda de tempo.

 

 

6. Reuniões Científicas

São apresentados resumos dos melhores trabalhos selecionados previamente, das revistas que assinamos: Brasilian Journal of Urology, European Urology, Journal of Urology, AUA Up Date, Urologic Clinics of North América, Atlas of The Urologic Clinics of North America, etc, além de livros que são adquiridos pelo departamento para sua biblioteca. Os trabalhos são apresentados em data-show, com distribuição do resumo em texto para cada participante. Duas vezes ao mês é apresentado um capítulo da urologia que foi atualizado por um dos membros do staff. Após qualquer evento científico, que um dos membros tenha participado é apresentado um resumo completo e discutido pelos membros do departamento. Seguimos protocolos rígidos com padronização de conduta. No inicio de cada ano damos nos dois primeiros meses aulas extras abordando as principais áreas da urologia.